Dose Semanal 031: Parkinson, Academia e Evolução
Acompanhe aqui as notícias sobre ciência que se destacaram nesses últimos dias!
Introdução
Seja bem-vindo à trigésima primeira edição do Dose Semanal!
Aqui trago de forma clara e resumida notícias, inovações e tecnologias dessa semana que com certeza vão chamar a sua atenção.
Hoje temos revelações sobre a história das epidemias, o efeito biológico das segundas-feiras, a origem do interesse por fofocas e mais!
Confira abaixo!
Novo Possível Tratamento Pro Parkinson
Cientistas conseguem reverter os sintomas do Parkinson a partir do suplemento de cobre.
O experimento foi feito na Universidade de Sydney e avaliou o efeito da proteína SOD1, envolvida na proteção neuronal. O estudo foi feito com dois grupos de camundongos, um com suplemento de cobre por 3 meses e um outro grupo placebo. Os resultados mostraram que os camundongos tratados com cobre tiveram melhoria na função motora, diminuiu o acúmulo tóxico da proteína e impediu a degeneração neurológica.
Tudo isso sem apresentar efeitos adversos.
Isso indica que a proteína SOD1 defeituosa pode ser fundamental na causa do Parkinson e que corrigir sua função pode reverter a progressão da doença.
Por Que Gostamos de Ver Brigas?
A maioria dos seres humanos é fã de qualquer tipo de briga, seja ela física, emocional ou até esportiva.
E isso pode ser explicado biologicamente — até os macacos gostam disso.
A Ohio State University fez um estudo pra comprovar esse efeito. O experimento consistiu em 28 macacos assistindo diferentes tipos de vídeo — conflitos, corridas, limpeza ou só macacos sentados — e avaliou qual dos vídeos chamou mais a atenção e mudou o comportamento. Os vídeos aliás incluíam membros do próprio grupo de macacos ou outros desconhecidos.
O resultado parece com aquele povo que só presta atenção em fofoca.
O vídeo que mais chamou a atenção dos primatas foi o de conflitos envolvendo macacos conhecidos, seguido de vídeos de corrida. Macacos de status social mais baixo foram os que mais prestaram atenção, o que pode indicar uma forma de proteção, mas no geral, todos os macacos demonstraram grande interesse pelo conteúdo social.
Isso infere que a tendência a assistir conflitos e rostos familiares pode ter origem evolutiva, explicando um pouco o motivo de consumirmos muito conteúdo dramático ou violento. Não só isso, mas o estudo estabelece uma relação entre a personalidade do indivíduo e seu status social com o interesse em consumir esse tipo de vídeo.
Os estudos mostram cada vez mais que somos muito mais “animais” do que pensávamos.
Não Gosta de Malhar? Vai Ver Não É Do Seu Signo
Estudo mostra que os exercícios combinados com a personalidade da pessoa aumenta o prazer, reduz o estresse e ajuda a manter o hábito.
A pesquisa da University College London fez um teste físico junto de um questionário sobre personalidade que availou extroversão, conscienciosidade (organização), agradabilidade, neuroticismo (loucura) e abertura a experiências. Depois disso, eles dividiram os participantes em dois grupos — um com exercícios em casa e outro com o mesmo estilo de vida — pra ver como a personalidade afetava o gosto pelos treinos.
Os resultados foram que os extrovertidos preferiram exercícios intensos em grupo — praticamente crossfit, enquanto os neuróticos gostaram mais de treinos privados com pausas entre as seções.
Já os organizados faziam seus exercícios mesmo sem gostar, o que indica disciplina, enquanto os abertos à experiência não tinham uma preferência e apenas seguiam a sua curiosidade. Apenas um fator se manteve em todos os grupos dos exercícios — a redução do estresse causada pela atividade física.
Em outras palavras, a sua personalidade influencia no tipo de treino que você gosta e faz com que você tenha maior adesão ao exercício ou não.
No fim, o segredo é testar e achar o exercício certo pra você.
Todos Somos Garfield
O ódio pelas segundas-feiras já não é mais cultural — agora é biológico.
Isso por que um estudo da Universidade de Hong Kong com 3.500 adultos avaliou os sentimentos de ansiedade por dia da semana durante 2 meses. Essa medição foi feita a partir dos níveis de cortisol no cabelo de cada um.
Como desfecho do experimento, foi visto que a segunda-feira aumentou os níveis de cortisol no cabelo em até 23%, sendo que esse efeito foi visto até em aposentados — ou seja, o efeito não é só em quem trabalha. Aliás, nas segundas pode ocorrer uma disfunção do eixo HPA, que pode estar associado à hipertensão, resistência à insulina e doenças cardíacas.
Esse resultado pode explicar um pouco o aumento de 19% dos ataques cardíacos às segundas, em que esse dia serve como um amplificador natural do estresse.
No fim, todos somos um pouco o Garfield, que odeia as segundas mesmo sem trabalhar.
Qual Foi A Primeira Epidemia Da História?
Pesquisadores descobrem patógenos antigos a partir de um DNA pré-histórico.
O estudo, feito pela Universidade de Copenhagen, fez uma análise de DNA de 1.300 indivíduos de 37 mil anos atrás. Isso foi feito com a extração de ossos e dentes pra identificar bactérias, vírus e parasitas.
Os resultados da análise identificaram 214 patógenos humanos antigos, sendo um deles a Yersinia pestis, o que representa a primeira evidência genética da peste bubônica há 5.500 anos atrás.
Além disso, o estudo mostrou que as zoonoses começaram a se disseminar há 6.500 com o aumento da agricultura e domesticação dos animais, e que o aumento de propagação dessas doenças pode ter sido a causa de muitas migrações e colapsos populacionais da antiguidade.
A pesquisa conclui que as infecções dessa época ainda têm influência na nossa genética atual e que isso pode ser um auxílio no desenvolvimento de novas vacinas e prevenir mutações no nosso gene com base nos padrões antigos.
Agradecimentos
E chegamos no fim dessa newsletter! Obrigado por ter lido até aqui!
Caso você queira receber avisos sempre que eu publicar, considere se inscrever gratuitamente com seu email.
Aproveite e comente o que você achou dessa edição! Qual é a notícia que você achou mais interessante? Me conta!
Eu vou ficando por aqui, até a próxima!
Agora váo substituir os videos de subway surfs por UFC