Dose Semanal 029: Sauna, Cafeína e Gatos
Acompanhe aqui as notícias sobre ciência que se destacaram nesses últimos dias!
Introdução
Seja bem-vindo à vigésima nona edição do Dose Semanal!
Aqui trago de forma clara e resumida notícias, inovações e tecnologias dessa semana que com certeza vão chamar a sua atenção.
Hoje temos um possível novo oceano em formação, uma alternativa barata pras saunas, os benefícios do café e mais!
Confira abaixo!
O Continente Africano Pode Se Separar Em Dois
Sinais encontrados na Etiópia sugerem que a África pode se quebrar em duas, criando até um novo oceano.
Esse estudo foi feito pela Universidade de Southampton junto de outras 9 instituições, e analisou as rochas vulcânicas na região de Afar e no Grande Vale do Rift Etíope. O objetivo era observar a geoquímica dessas rochas e ver se elas tinham algum padrão específico — como se fosse uma assinatura do manto terreste.
E eles encontraram.
Os cientistas identificaram uma pluma de manto pulsante que, embora fosse assimétrica, ela não era aleatória — batia exatamente com a espessura de uma placa tectônica e a velocidade de separação dos rifts.
O que indica que tem alguma coisa por trás desses rifts.
Pelo movimento do manto e das placas, é possível perceber a presença de vulcanismo e terremotos, o que pode levar no futuro a um desprendimento do continente e formação de um oceano.
Pelo lado bom, dessa vez os europeus não vão desenhar as fronteiras com uma régua.
Sauna Nem É Tão Boa Assim
Talvez tenha uma alternativa melhor pra sauna.
Isso porque os cientistas da Universidade de Oregon compararam a sauna tradicional e a de infravermelho com a imersão em água quente — ou simplesmente banheiras — pra observar os benefícios fisiológicos e cardiovasculares.
Com 20 participantes, a pesquisa avaliou temperatura corporal, pressão arterial, frequência cardíaca, débito cardíaco, células imunes e marcadores inflamatórios nas três diferentes experiências calorosas.
E os resultados não foram bem o que muita gente pensa por aí.
A imersão em água quente aumentou mais a temperatura corporal dos participantes, o que promoveu melhor fluxo sanguíneo, menor pressão arterial e maior ativação do sistema imune — observada pelo aumento de citocinas inflamatórias.
O estudo desafia uma ideia antiga e indica uma alternativa viável, rápida e mais barata — que pode servir principalmente pras pessoas que não podem se exercitar.
Se tanto a imersão em água quente quanto em água fria faz bem pelo nosso corpo — pelo visto só entrar em água no geral já faz bem pro corpo.
Café Melhora A Longevidade
Muita gente fala por aí que só de beber café já se sente mais leve, enérgica e parece que dá uma sobrevida.
E pior é que faz sentido, tem até uma explicação científica pra isso.
O estudo da Queen Mary University of London buscou entender como o café interfere na nossa longevidade. Pra isso, os pesquisadores usaram uma levedura que tem as vias metabólicas parecidas com as nossas, e avaliaram crescimento celular, reparo do DNA, resposta ao estresse e efeitos sobre a longevidade celular.
Nos resultados, viu-se que a cafeína atua na via AMPK — que inclusive é a mesma via da metformina, medicamento pra diabetes.
A ativação dessa via ajuda a explicar os benefícios da cafeína, já que ela atua aumentando o crescimento das células, suas longevidades e promove maior resistência ao estresse.
E o interessante é que essa via metabólica existe por 500 milhões de anos na nossa evolução — o que dá a entender que o consumo da cafeína sempre existiu ao longo da nossa espécie.
Então não tenha medo de tomar café, ele faz bem — com moderação é claro.
Vitamina C Atua Nos Genes da Sua Pele
A vitamina C tem inúmeros benefícios pra sua pele — antioxidante, produtor de colágeno e protetor dos raios de Sol.
Mas e se tiverem descoberto uma nova propriedade pra essa vitamina?
Pesquisadores da Tokyo Metropolitan Institute for Geriatrics and Gerontology quiseram descobrir. Usando um modelo de pele cultivada em laboratório, esses cientistas foram em outra rota do nosso corpo pra saber se os benefícios da vitamina C chegam lá — os nossos genes.
Os resultados do teste mostraram que, em 14 dias de tratamento, a epiderme ficou mais espessa e cerca de 12 genes-chave de proliferação celular foram ativados, sendo observado pela expressão do marcado celular Ki-67.
Essa ativação genética é mediada pela desmetilação do DNA, que é como se “liberasse” o material genético pra ser expresso. O processo em questão depende de uma enzima chamada TET, que funciona a base de íons de Ferro. A vitamina C entra no jogo reciclando o ferro oxidado, não deixando a enzima TET parar e abrindo mais moléculas de DNA.
Quando a enzima foi inibida, perceberam que a regeneração celular diminuiu, o que sustenta ainda mais o mecanismo epigenético.
Mas não significa que você deve passar laranja na cara — pelo menos por enquanto.
Por Que Gatos Dormem do Lado Esquerdo?
Talvez você nunca percebeu isso, mas os gatos dormindo tem um padrão.
Quase sempre eles tão deitados pro lado esquerdo — mas, por quê?
O estudo da Ruhr-University Bochum, junto de outras 6 instituições, traz uma possível resposta pra isso.
Analisando cerca de 400 vídeos de gatos dormindo de lado, por pelo menos 10 segundos, os cientistas quantificaram o número de vezes que eles dormem pro lado esquerdo.
E o resultado não podia ser outro — em mais de 66% dos vídeos, os gatos dormem pra essa posição. É basicamente 2 a cada 3 gatos.
O que será que influencia a decisão desses felinos na hora do cochilo?
Bom, a resposta pode estar no cérebro deles. Isso porque essa posição de deitar ativa o campo visual esquerdo da visão, que é conectado ao hemisfério direito do cérebro. Esse hemisfério é responsável pelas funções de percepção espacial, detecção de ameaças e movimentos de fuga.
Então eles não estão apenas dormindo — e sim se preparando pra um possível ataque, numa possível estratégia de sobrevivência evolutiva.
É por isso que eles sempre tão preparados pra te arranhar quando você tenta atrapalhar a soneca deles.
Agradecimentos
E chegamos no fim dessa newsletter! Obrigado por ter lido até aqui!
Caso você queira receber avisos sempre que eu publicar, considere se inscrever gratuitamente com seu email.
Aproveite e comente o que você achou dessa edição! Qual é a notícia que você achou mais interessante? Me conta!
Eu vou ficando por aqui, até a próxima!